26 de agosto de 2011

Professores estrangeiros participam de banca de doutorado

Na manhã do dia 25 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu dois pesquisadores internacionais, para fazerem parte da banca avaliadora da apresentação do projeto de doutorado, “Study of Excitations in a Bose-Einstein Condensate”, apresentado pelo aluno, Jorge Amin Seman Harutinian.

O trabalho, orientado pelo docente, Vanderlei Salvador Bagnato, foi escrito e apresentado, integralmente, em inglês, em virtude dos estrangeiros , Giacomo Roati (University of Florence, Itália) e John Weiner (University of Maryland, EUA) que fizeram parte da comissão avaliadora.

Jorge

Além dos convidados citados, também participaram os docentes Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e Philippe Wilhelm Courteille, do IFSC. “Quando meu orientador pediu que eu escrevesse e apresentasse minha tese, em inglês, fiquei um pouco assustado”, confessa Jorge. “Mas, tive pessoas que me ajudaram e, no final, consegui montar tese inteligível”.

Bem sucedida, a apresentação teve início às 9 horas, finalizada somente às 12h30. “O professor Weiner está, no momento, como visitante em nosso Grupo, e o professor Giacomo já desenvolve, há algum tempo, trabalhos conosco. Por esse motivo, meu orientador achou que eles seriam excelentes membros da banca, e essa foi minha motivação para escrever a tese, em inglês”, conclui Jorge que, até dezembro deste ano, estará fazendo pós-doutorado no IFSC para, no início do próximo ano, começar um novo pós-doutorado na University of Florence.