04 de março de 2011 - Prof. Alberto Tannus (IFSC/USP)

Colloquium diei: “Base Instrumental para um Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética”

O primeiro Colóquio IFSC de 2011 foi realizado hoje, dia 4 de março, às 10h30. Como de costume, o evento foi realizado no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, com uma platéia composta por mais de 100 interessados, entre calouros e veteranos de graduação, alunos de pós-graduação e professores.

O palestrante convidado foi o professor doutor Alberto Tannús, docente do Grupo de Ressonância Magnética do Instituto de Física de São Carlos desde 1989. Tannús concluiu graduação, mestrado e doutorado em Física na Universidade de São Paulo. Possui três pós-doutorados (Francis Bitter Magnet Laboratory – MIT, em Cambridge, EUA; Korea Advanced Institute Of Science And Technology, na Coréia do Sul; Center for Magnetic Resonance Research, na Universidade de Minnesota).

Tannús se dedica à investigação de Medidas Ópticas de Fenômenos de Ressonância Magnética e Imagens e Espectroscopia in vivo, e desde o começo de seus estudos também se dedica à Instrumentação de Ressonância Magnética Nuclear, tanto que coordena, atualmente, o Laboratório de Imagens do grupo de Ressonância Magnética do IFSC e o Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética para Estudo de Modelos Animais (CIERMag), além de ser MRC do programa CInAPCe (Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre o Cérebro) da FAPESP.

E, de fato, foi sobre essa experiência no projeto CInAPCe que Tannús discorreu durante sua fala. A partir do título “Base Instrumental para um Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética”, o docente explicou para a platéia a origem do Centro, no ano 2000, contou das dificuldades orçamentárias iniciais e dos trajetos percorridos para hoje ser reconhecido como um dos “Main Research Centres” (ou Principais Centros de Pesquisa) do país.

O Centro de Neurociências, que reúne instituições como a USP, Unicamp, Unifesp e o Hospital Israelita Albert Einstein, tem o objetivo principal de investigar a plasticidade do cérebro, ou seja, sua capacidade de modificar sua estrutura e funcionamento para melhor se adaptar às experiências e estímulos. Com algumas dificuldades burocráticas, o grupo viu-se obrigado a fazer um recorte deste objeto de pesquisa, centrando os esforços no estudo da epilepsia, tema em comum entre todas as instituições envolvidas.

Atualmente, tendo demonstrado ótimos resultados no desenvolvimento de suas pesquisas, o CInAPCe consolidou-se como um dos maiores centros de pesquisa do país na área e, segundo Tannús, pretendem expandir suas abordagens em breve.

O pesquisador acrescenta ainda que pode parecer incomum que um Instituto de Física se dedique a estudos médicos deste tipo, por isso explica: “O IFSC se empenha no CInAPCe em problemas de ordem instrumental, ou seja, atuamos como a base tecnológica do Centro, oferecendo infra-estrutura e profissionais altamente qualificados para as operações necessárias nos estudos e experimentos”.

O interessante da oportunidade deste colóquio é que, por ser um tópico extremamente multidisciplinar, consegue ser pertinente a todos os cursos do IFSC – Física, Física Computacional, Ciências Fìsicas e Biomoleculares -, e apresenta a todos os alunos, principalmente para os calouros, as oportunidades de que dispõem em pesquisas de Iniciação Científica.

Para saber mais sobre o CInAPCe, visite o site http://www.cinapce.org.br/

Os Colóquios IFSC são realizados todas as sextas-feiras, às 10h30, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas. Vale lembrar que na próxima sexta-feira, dia 11, não haverá edição do evento, que retornará no dia 18 com uma apresentação do Professor Alberto Saa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. O professor abordará o tema “A medida de todas as coisas”. Acompanhe as atualizações de eventos na página principal do IFSC.

Nicolle Casanova / Assessoria de Comunicação

Data: 04 de março