17 de fevereiro de 2024

Profª Yvonne Primerano Mascarenhas recebe “Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher” – Mulheres Cientistas (SBPC)

Profs. Ana Paula Ulian Araújo, Yvonne Primerano Mascarenhas e Glaucius Oliva

No dia 06 de fevereiro de 2024, a docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, recebeu das mãos do Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Prof. Renato Janine Ribeiro, em cerimônia promovida por essa entidade, o “Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher” – Mulheres Cientistas, destinado às pesquisadoras que, ao serviço das instituições nacionais, tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional, não medindo esforços para ultrapassarem as inúmeras dificuldades que encontraram em sua progressão científica.

Nesta cerimônia estiveram presentes, entre outras individualidades e representando o nosso Instituto, a Vice-Diretora do IFSC/USP, Profª Ana Paula Ulian de Araújo e o Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região de São Paulo, Prof. Titular e pesquisador do IFSC/USP Prof. Glaucius Oliva.

Profª Yvonne Primerano Mascarenhas – Com graduação em Química e em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1954), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1963), livre-docência (1972) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard University (1973), Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em 1956, e uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos (IFQSC/USP). Tornou-se professora-titular do Instituto e1981, onde também foi diretora, entre 1994 e 1998). Atua em determinação de estruturas cristalinas e moleculares por difração de raios-X, de amostras mono ou policristalinas; estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos por espalhamento de raios-X a baixos ângulos. Desde 2010, também se dedica à Difusão Científica voltada para apoio ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenando um Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos, e coordena uma Agência de Difusão Científica, cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web: www.cienciaweb.com.br. Ao longo de sua brilhante carreira, recebeu dezenas de homenagens e distinções. Em 1998 recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz e, em 2013, foi homenageada com o título de pesquisadora emérita do CNPq. Foi uma das 12 cientistas a receber o prêmio IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awardspela da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) a mulheres com realizações de impacto na pesquisa em química ou engenharia química. Publicou mais de 150 artigos em revistas indexadas sobre cristalografia. Mesmo aposentada, aos 92 anos ainda é atuante, como colaboradora e professora aposentada em exercício, no Instituto de Física de São Carlos.

As palavras da Profª Yvonne Primerano Mascarenhas no vídeo dispensam qualquer comentário (CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO)