22 de dezembro de 2015

Prof. Vanderlei Bagnato visita Universidad Central del Ecuador

Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, realizou-se na Universidad Central del Ecuador (UCE) o Seminario-Taller de Kits de Laboratorio de Física Experimental. O evento, organizado pela Faculdad de Ingeniería, Ciências Físicas y Matemática e pela Unidad de Física, com o apoio do CIENESPE*, contou com a presença de vários docentes e pesquisadores, incluindo a do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP), bem como educadores, assistentes de laboratório e estudantes.

O encontro teve como intuito estimular nos participantes o uso de kits didáticos de laboratório de física, de modo que eles possam ser aplicados em sala de aula, para que o ensino dos conceitos de física seja mais prático e dinâmico.

Na abertura do evento, o Dr. Fernando Sempértegui, reitor da UCE, comentou rector-y-saopuloo quanto a Universidad Central del Ecuador se sentia honrada com a visita de Vanderlei Bagnato, em razão de sua importante trajetória como docente e pesquisador. Sempértegui também destacou alguns trabalhos relevantes de Bagnato, incluindo seus mais de 250 artigos já publicados em revistas internacionais, tendo sublinhado a experiência que a Universidade de São Paulo tem na criação de empresas incubadoras – em quem a UCE pretende se espelhar para continuar valorizando a criatividade de seus jovens estudantes.

Nesse evento, o Prof. Vanderlei Bagnato e o pesquisador Sebastião Pratavieira (IFSC/USP) ministraram um treinamento com o kit de física do projeto Aventuras na Ciência, que também oferece conjuntos didáticos de química, matemática, biologia e astronomia. Com prismas plásticos, lentes, lâmpadas e espelhos, o kit de física permite ensinar conceitos, como, por exemplo, de refração e reflexão de luz.

Desenvolvidos por Vanderlei Bagnato, em colaboração com outros docentes da USP, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esses materiais ajudam a despertar a curiosidade e o espírito criativo nos alunos, desenvolvendo o raciocínio científico e melhorando o aprendizado.

Parceria estabelecida

Em razão da visita de Bagnato à UCE, bem como a experiência da USP no que se refere à inovação, o Dr. Fernando Sempértegui contatou o Prof. Dr. Marco Antonio Zago, reitor da USP, tendo estabelecido uma parceria entre ambas as instituições, para que ambas possam trabalhar integradas em projetos voltados ao desenvolvimento de inovação tecnológica, projetos que serão coordenados por Vanderlei Bagnato, atual coordenador da Agência USP de Inovação.

*Centro de Investigación para la Enseñanza Especializada.