27 de novembro de 2019

Na defesa dos INCT: Prof. Vanderlei Bagnato fala no Congresso Nacional

Realizou-se no dia 21 do corrente mês, no Congresso Nacional, em Brasília, uma reunião da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, com a participação de diversos responsáveis de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s), onde o principal destaque foi a preocupação dos cientistas em face à redução dos investimentos por parte do poder público.

Perante senadores e deputados, foram expostos os objetivos e sucessos dos INCT’s, através das intervenções do vice-coordenador do INCT de Informação Quântica e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Luiz Davidovich, da geneticista [e Acadêmica] Profª Mayana Zatz, do Instituto de Biociências da USP, e do Prof. Vanderlei Bagnato, Diretor do IFSC/USP e Responsável pelo INCT INOF/CEPOF.

O Diretor do IFSC/USP mostrou alguns resultados obtidos por meio de trabalhos de pesquisas, tendo apresentado casos de sucessos no tratamento de câncer de pele, úlceras em pé de pessoas com diabetes, câncer de colo de útero e outras doenças. Segundo Bagnato “O Brasil possui uma alta incidência de casos de câncer de pele. Hoje são quase 350 mil casos identificados como câncer de pele e o SUS (Sistema Único de Saúde) não consegue enfrentar essa doença se não for com o uso da tecnologia”.

O Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Prof. Ildeu de Castro Moreira, que também compôs uma das mesas do evento sublinho que “A falta de investimentos tem um impacto importante na economia brasileira. O orçamento para o ano que vem caminha para sofrer cortes”, tendo acrescentado que desde 2015 os investimentos em ciência e tecnologia estão em declínio, principalmente no que diz respeito ao orçamento das instituições públicas que atuam no fomento à pesquisa.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo relativo a esta reunião.