18 de fevereiro de 2024

Prof. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP) é eleito membro da Academia de Ciências, Engenharia e Medicina do Texas (TAMEST)

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, foi eleito membro efetivo da Academia de Ciências, Engenharia e Medicina  do Texas (TAMEST), em uma cerimônia realizada na cidade de Austin – Texas (EUA) no último dia 05 do corrente mês. A academia do Texas vem procurando, junto com instituições governamentais, impulsionar a ciência do estado nos temas de grande interesse, como câncer e modernas aplicações tecnológicas.

Dividindo sua atividade científica entre a USP de São Carlos e a Texas A&M University, o Prof. Bagnato está empenhado em criar e montar nesta universidade norte-americana um centro de pesquisa em biofotônica equivalente ao que existe no IFSC/USP, por forma a que o Instituto possa estabelecer uma extensão no exterior, uma ponte científica.

Nos EUA e em São Carlos, o foco do trabalho do Prof. Vanderlei Bagnato, é o desenvolvimento de pesquisas para a melhoria do tratamento do câncer e o combate às infecções resistentes aos antibióticos. “O projeto em realização no Texas é, na verdade,. uma extensão de São Carlos, que conta com a participação de todos os elementos do Instituto de Física de São Carlos. Será um grande empreendimento científico multinacional”, comenta o pesquisador.

Na cerimônia de posse como membro da TAMEST, o Prof. Bagnato contou com as presenças de diversas individualidades da ciência brasileira, como foram os casos dos Profs. Luiz Davidovich (ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências) e Jose Nelson Onuchic ( Professor da Rice University – Texas).

Feliz por ter sido eleito membro de uma das mais prestigiadas universidades do mundo, o pesquisador do IFSC/USP afirmou que “(…) não se trata de um reconhecimento apenas para mim, mas sim para os cerca de cem de alunos de pós-graduação que orientei ao longo de minha vida e para os meus inúmeros colaboradores que até hoje realizam trabalhos em parceria (…).

(Foto de chamada na home: Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP