8 de dezembro de 2021

Prof. Ronald Cintra Shellard soube colaborar, dividir e oferecer

Prof. Tito José Bonagamba

Na Comunidade em que vivemos, são poucas as pessoas que sabem colaborar, dividir e oferecer.

O Caro Amigo Ronald Cintra Shellard foi uma dessas preciosas e raras pessoas.

Tivemos a oportunidade de nos aproximar dele no início da década de 2010, durante as importantes atividades conjuntas da SBF e do CGEE, com o apoio da FINEP, para a realização do estudo intitulado “A Física e o Desenvolvimento Nacional”, publicado em 2012.

Como fruto das estimulantes conversas que tivemos sobre o fundamental papel da Física, bem como de todas as áreas do conhecimento, para o desenvolvimento socioeconômico do País, realizamos o “I Encontro Nacional de Física na Indústria”, em 2013.

Atividades como essas estão ocorrendo até hoje, com maior intensidade e maturidade, destacando aquelas organizadas pela Comissão de Física na Empresa da SBF, que deram um novo norte para as atividades de pesquisa básica em nosso País.

Nos últimos anos, na condição de Diretor do CBPF, exerceu um expressivo papel de liderança dentro dessa perspectiva, ao lado de outra(o)s Diretora(e)s de Unidades de Pesquisa em Ciência e Tecnologia vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), procurando valorizar as atividades de PDI dessas Unidades e ressaltar a relevância das suas contribuições, dentro de suas missões, para o desenvolvimento socioeconômico da nação junto às esferas do Governo Federal.

Esperamos que esses esforços sejam reconhecidos, com o necessário apoio das Agências de Fomento.

Lamentamos a inestimável perda do Caro Amigo Ronald Cintra Shellard, não podendo mais contar com as agradáveis e construtivas conversas, mas preservaremos suas iniciativas, agradecendo todas as preciosas oportunidades que nos ofereceu, explorando-as da melhor forma possível.

(Prof. Tito José Bonagamba – IFSC/USP)