9 de outubro de 2015

Prof. José Tundisi apresenta palestra “Água fonte da vida”

No âmbito da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que decorre no Teatro Municipal de São Carlos até dia 23 de outubro, numa iniciativa do IFSC/USP, realiza-se no próximo dia 16 de outubro, às 19 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, a palestra subordinada ao tema Água fonte da Vida, que será apresentada pelo Prof. José Galizia Tundisi, Presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Presidente do Comitê de Águas.

Em sua palestra, o Prof. Tundisi irá sublinhar como a vida depende da água e como sem o precioso líquido não poderia haver vida no planeta Terra.

Em sua apresentação, o palestrante exemplificará como se deve preservar a água, principalmente: reduzindo o consumo diário e não desperdiçando água, a plantação de árvores e preservação dos rios, bem como não jogar lixo em locais inadequados e não jogar óleo em pias.

A principal mensagem que o Prof. Tunsdisi irá deixar para todos é que o futuro do planeta Terra e de todas as espécies que o habitam depende da água, sendo que cada gota vale.

O Prof. José Galizia Tundisi nasceu em 1938, é Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Staff do Instituto de Ecologia “Excellence in Ecology”, na Alemanha.

É, ainda, Professor Titular da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RGS) e foi membro do Comitê Científico do ILEC (Japão, 1968-2006), Vice-Presidente Executivo do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU, 1999-2000), e Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, 1995-1999).

O IFSC/USP está realizando esta palestra no âmbito da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).