20 de outubro de 2022

Prof. Javier Ellena (IFSC/USP) toma posse como vice-presidente da Associação Brasileira de Cristalografia (ABcr)

Tomou posse no passado dia 17 de outubro a nova diretoria da Associação Brasileira de Cristalografia (ABcr).

A ABcr é uma instituição criada para promover o desenvolvimento da Cristalografia no Brasil, desenvolvendo atividades como a realização de congressos, reuniões científicas e conferências, a promoção de trabalhos de pesquisa e de divulgação, a promoção de intercâmbio com outras associações e sociedades no Brasil e no exterior. É uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, de caráter acadêmico, científico e tecnológico, com fins não econômicos.

A ABCr representa a comunidade brasileira de Cristalografia no âmbito Internacional junto à International Union of Crystallography (IUCr) e no âmbito Regional junto à Latin American Crystallographic Association (LACA). Também é uma das sociedades científicas filiadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A ABCr tem, entre seus associados, estudantes e pesquisadores interessados em Cristalografia e/ou que utilizam sistematicamente técnicas de análise estrutural, como difração de raios X, nêutrons e elétrons, espalhamento de raios X/nêutrons a baixo ângulo (SAXS/SANS) e Absorção de raios X (XANES/EXAFS), como forma de atingir uma melhor compreensão da natureza.

A nova diretoria apresenta a seguinte composição:

Presidente:

Profa. Maria Cristina Nonato (USP);

Vice-Presidente:

Prof. Javier Alcides Ellena (IFSC/USP);

Secretário-Geral:

Profa. Beatriz Gomes Guimarães (Fiocruz);

Secretário:

Prof. Narcizo Marques de Souza Neto (LNLS);

Tesoureiro:

Prof. Eduardo Granado Monteiro da Silva (UNICAMP);

Secretário para Assuntos de Ensino:

Prof. Cristiano Oliveira (USP).

O IFSC/USP parabeniza toda a diretoria eleita e particularmente o Prof. Javier Ellena, desejando a todos um profícuo mandato à frente da ABcr.