2 de novembro de 2019

Prof. Cléber Mendonça (IFSC/USP) no “Colloquium diei”

O Prof. Cléber Mendonça, docente e pesquisador do IFSC/USP, foi o palestrante convidado em mais uma sessão do programa Colloquium diei realizado no dia 1º de novembro, subordinado ao tema Fotônica não-linear: Pulsos ultracurtos no desenvolvimento de tecnologias emergentes.

Em sua apresentação, Cléber Mendonça destacou que a Fotônica não-linear, embora ainda seja uma área em pleno desenvolvimento, vem recebendo enorme atenção devido ao seu potencial, tanto para a geração de novas tecnologias, quanto para o entendimento de aspectos fundamentais da interação da luz com a matéria no regime de altas intensidades.

Esta área tem sido impulsionada pelo desenvolvimento de lasers com pulsos de ultracurtos, os quais apresentam altas intensidades de pico e larga banda espectral. O impacto tecnológico da Fotônica se faz presente desde dispositivos para comunicações ópticas até aplicações em medicina, tendo ainda relevante repercussão  econômica em nível mundial.

Neste colóquio, o palestrante apresentou os esforços que vem sendo realizados no Grupo de Fotônica do IFSC/USP no desenvolvimento de novos materiais fotônicos, assim como na produção de estruturas fotônicas com pulsos de femtossegundos, desde a fabricação de estruturas 3D para fotônica integrada, incluindo micro-lasers e guias não lineares, até o desenvolvimento de plataformas para Biofotônica, visando aplicações em sensores, testes de fármacos e estudos de aspectos fundamentais do desenvolvimento de células e bactérias em micro-ambientes.