17 de fevereiro de 2016

Processos relacionados à fosfoetalonamina travam sistema jurídico da USP

Em matéria publicada no portal do jornal Folha de São Paulo, intitulada “Ações por ‘pílula do câncer’ travam sistema jurídico da USP”, afirma-se que a enxurrada de ações judiciais relacionadas à fosfoetanolamina sintética tem travado o sistema jurídico da universidade que, desde junho de 2015, já foi citada em mais de 13 mil processos judiciais, de autoria de pessoas que exigem que a substância seja distribuída.

FosfoAinda de acordo com a matéria, a Procuradoria-Geral da USP tem recebido cerca de 100 processos por dia relacionados à fosfoetanolamina, oriundos de quase todos os estados do país.

Em depoimento à matéria, a procuradora geral da USP São Carlos, Márcia Walquiria Batista dos Santos, disse que a taxa de produção de fosfoetanolamina no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Unidade na qual a substância é produzida, é de 2,4 mil cápsulas por semana – muito abaixo do que seria necessário para atender à demanda dos 13 mil processos.

Para ler a reportagem da Folha de São Paulo na íntegra, clique aqui.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP