20 de abril de 2017

Processo seletivo para estágio pós-doutoral

O Grupo de Átomos Frios “Robin Kaiser” (Nice-França) está com oportunidade aberta para físicos (teóricos ou experimentais, com experiência em ótica ou física atômica) para realização de estágio pós-doutoral no Grupo, para trabalhar com detecção e análise de correlações na luz espalhada por átomos frios.

Cold_atomsEssas correlações devem revelar informações sobre as propriedades não clássicas do acoplamento dipolo-dipolo, abrindo novos caminhos para o estudo de sistemas quânticos abertos. Flutuações clássicas serão exploradas a fim de identificar assinaturas experimentais da localização de Anderson de luz em átomos frios. Outros estudos podem ser realizados considerando-se o impacto do movimento atômico na luz espalhada, devido ao surgimento de forças óticas de longo alcance entre os átomos.

A duração do estágio é de seis a 12 meses, e o candidato selecionado receberá uma bolsa CAPES no valor de € 2.100 por mês, mais auxílio instalação, no âmbito do projeto CAPES-COFECUB.

Os interessados em participar do processo seletivo (brasileiros e/ou portadores de visto permanente no Brasil), deverão enviar seu currículo, até dia 30 de abril de 2017, aos e-mails bachelard.romain@gmail.com e philippe.courteille@ifsc.usp.br

O início do estágio será até o dia 15 de novembro de 2017.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP