26 de abril de 2018

“Probing the superfluid density jump in uniform 2D Bose gases”

Realizou-se no período da tarde do dia 26 do corrente mês, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica do IFSC/USP, mais um seminário do citado grupo, tendo como palestrante a Drª. Patrícia C. M. Castilho (LKB/ENS/CdF).

Neste seminário, intitulado Probing the superfluid density jump in uniform 2D Bose gases, a palestrante apresentou os estudos realizadis e os recentes resultados obtidos em duas diferentes abordagens experimentais com o intuito de observar o salto superfluido em um gás Bose 2D uniforme.

Na primeira abordagem, foi investigada a propagação de ondas sonoras através da transição do BKT, enquanto que na segunda foram esplanadas as propriedades de coerência do gás Bose 2D uniforme.

A palestrante apresentou esses resultados preliminares, tendo-os comparado com a teoria já conhecida através da literatura científica.