26 de novembro de 2015

Pró-Reitoria de Graduação da USP em prol da prática esportiva

caaso-250Ciente da importância da prática esportiva na Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG-USP), por intermédio do Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes (docente do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP e atual Pró-Reitor de Graduação da Universidade), apoiou a Atlética CAASO em torneios que se realizaram este ano na Cidade Universitária, em São Paulo.

Fundada em 1954 com o objetivo de incentivar o esporte dentro do Campus USP São Carlos, a Atlética passou por grandes mudanças ao longo de sua trajetória. Com oito membros gestores e cinquenta administrativos, hoje a organização estudantil reúne cerca de 450 atletas vinculados à USP que praticam várias modalidades, tais como basquete, beisebol, futebol, futsal, handebol, jiu jitsu, judô, natação, pólo aquático, vôlei, tênis, xadrez, além de outros esportes.

Igor Antônio Souza de Paula é vice-presidente esportivo da associação, integrando o time de handebol há dois anos. Graduando em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Igor reconhece a importância da cooperação da PRG-USP. Segundo ele, com esse apoio a Atlética CAASO teve a oportunidade de participar do BichUsp pela primeira vez neste ano.

Organizada pela Liga Atlética IGOR_SOUZA_350Acadêmica da USP (LAAUSP), o BichUsp é um campeonato que ocorre durante três finais de semana, no início do ano letivo, inserindo os calouros nas atividades esportivas da Universidade. A recepção deste ano foi bem calorosa e com o transporte custeado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP conseguimos levar trinta atletas a São Paulo, nos três finais de semana, comentou Igor, que também relembrou a participação da Atlética CAASO em outros eventos que decorreram em 2015, como, por exemplo, a Copa Universitária Paulista, o TUSCA e a Caipirusp. Para ele, a integração das atléticas na Cidade Universitária durante o BichUSP motivou os esportistas da Atlética e trouxe mais reconhecimento à associação, já que ela conquistou medalhas de prata, além do sétimo lugar na pontuação geral do campeonato, que contou com a participação de vinte atléticas.

A associação também recebeu o apoio da LOGO-PRO-REITORIAPRG-USP para competir na Copa USP, outro torneio organizado pela LAAUSP, em São Paulo, onde a Atlética CAASO participou em diversas modalidades, sendo que vários integrantes dessa organização estudantil se sobressaíram graças ao apoio da PRG-USP e, principalmente, à dedicação e ao empenho desses atletas, que treinam cerca de quatro horas semanais no Campus USP São Carlos.

Agora, segundo Igor, os atletas já estão se preparando para talvez participarem da próxima edição do BichUsp, que acontecerá em 2016, na Cidade Universitária.

Melhores do Ano

Na noite de 19 de novembro, o Prof. Dr. Tito José Bonagamba (Diretor do IFSC/USP) e os parceiros da Atlética CAASO, Antonio Carlos (H7 Esportes) e Luciano Reali (Men Express), reuniram-se com os membros da associação no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos, onde ocorreu o Melhores do Ano, evento que marcou a troca da gestão da citada organização estudantil e que premiou alguns membros da Atlética nas categorias Atleta do Ano, Bixo do Ano, Bixete do Ano, DM do Ano e Prêmio Raça CAASO.

premiacao-melhores-do-ano-caaso-500

(Créditos: Imagens 1 e 4- Atlética CAASO)