16 de novembro de 2022

“Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP-2022” – Alunos do IFSC/USP conquistam menções honrosas

Os alunos do Programa de Pós-Graduação  em Física do IFSC/USP, Drs. Jennifer Machado Soares e Tales Ferraz de Paula, orientados, respectivamente, pela Dra. Kate Cristina Blanco e pelo Prof. Luiz Vitor de Souza Filho, conquistaram Menções Honrosas na edição de 2022 do “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP” – Categoria “Ciências Exatas e da Terra”.

O objetivo deste prêmio, em sua 4ª edição, visa reconhecer e premiar apresentações em vídeo de trabalhos de alunas(os) inscritas(os) nos Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em grandes áreas de conhecimento, de forma a aprimorar a habilidade de comunicação, estimular a constante busca pela excelência e divulgar nas mídias sociais e televisivas as teses e dissertações que estão sendo desenvolvidas na USP, concedendo um “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP” em dez grandes áreas de conhecimento e um Grande Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP ao autor(a) do vídeo escolhido dentre os dez vídeos premiados nas diferentes áreas de conhecimento.

Menções Honrosas para o IFSC/USP

Juntou a paixão de criar animações com a importante atividade de fazer divulgação científica e foi a partir daí que Jennifer Machado Soares (28), aluna de doutorado em Física Biomolecular do IFSC/USP, decidiu concorrer à 4ª edição do “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP” – Categoria “Ciências Exatas e da Terra”, tendo conquistado uma Menção Honrosa. Com um vídeo curto, totalmente animado, com cerca de 1m30s, Jennifer destacou a importância da terapia fotodinâmica no tratamento de infecções bacterianas, revelando aquilo que considera ser “a sua paixão pela luz e pela divulgação científica”. “Durante a minha graduação desenvolvi atividades, aqui no Campus da USP de São Carlos como estagiária no Observatório “Dietrich Schiel” e foi aí, através do contato feito com a comunidade externa à Universidade, que senti o quanto é importante podermos divulgar a ciência junto da sociedade, levar até o público as pesquisas que são desenvolvidas aqui. E, esse foi o principal objetivo de eu ter concorrido com um pequeno vídeo intitulado “Combinação de antibiótico com inativação fotodinâmica para o tratamento de infecções bacterianas”. Ao confessar que não esperava ganhar nada no “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP”, Jennifer Soares afirma que a Academia será mesmo o seu futuro, o seu destino.

“Confesso que foi um trabalho intenso, o qual muito tenho a agradecer a minha namorada, que me auxiliou bastante em todo o processo”, salienta o aluno de mestrado do IFSC/USP, Tales Ferraz de Paula (24), que igualmente conquistou uma Menção Honrosa no citado Prêmio com o vídeo subordinado ao tema “Busca por partículas exóticas (Q-BALLS) em astropartículas ultraenergéticas”. “Resumidamente, este meu vídeo, em formato de animação, conta a história da pesquisa que eu faço: partículas energéticas, ambientes astrofísicos que beiram as falhas das nossas teorias. No fundo, é tentar informar o público e mostrar quão belas e úteis são essas pesquisas e estudos que nós fazemos na USP. É um video com imagens chamativas, coloridas, de fácil compreensão”, explica Tales. Oriundo de Porto Alegre (RS), o aluno de mestrado do IFSC/USP pretende explorar oportunidades de colocação no mercado de trabalho após o seu mestrado, principalmente na área de Ciências de Dados. Contudo, para o jovem pesquisador o doutorado continua no seu horizonte, agendado para um futuro a médio prazo.

Para conferir os vídeos premiados, clique nas imagens abaixo:

Vídeo de Jennifer Machado Soares – “Combinação de antibiótico com inativação fotodinâmica para o tratamento de infecções bacterianas”

Vídeo de Tales Ferraz de Paula (24) – “Busca por partículas exóticas (Q-BALLS) em astropartículas ultraenergéticas”

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP