14 de outubro de 2022

Egresso do IFSC/USP tem trabalho premiado nos “Prêmios SBF de Tese de Doutorado”

A Sociedade Brasileira de Física (SBF), através de suas comissões especializadas, divulgou recentemente os vencedores das melhores teses de doutorado defendidas no ano de 2020.

A tese de doutorado do Dr. Rodrigo Guedes Lang (IFSC/USP), orientada pelo docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Vitor de Sopuza, venceu na “Comissão de Partículas e Campos” com o trabalho intitulado “Phenomenology of the propagation of astroparticles: Lorentz invariance violation and the origin of ultra-high energy cosmic ray”.

Rodrigo Guedes Lang é Bacharel em Física, Mestre e Doutor em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e atualmente atua como pós-doutor no Erlangen Centre for Astroparticle Physics (ECAP) da Friedrich Alexander Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), em Erlangen, Alemanha.

O premiado atua em Astrofísica de Partículas, com destaque para os temas: astronomia gama, reconstrução e separação gama/hádron para IACTs, propagação de raios cósmicos de altíssima energia, anisotropia de raios cósmicos de altíssima energia, quebra de invariância de Lorentz. É membro das colaborações H.E.S.S. e CTA e ex-membro da colaboração Pierre Auger.

Os “Prêmios SBF de Tese de Doutorado” foram criados com o objetivo de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física, sendo que a tese de Rodrigo Guedes Lang, tais como as restantes vencedoras em suas comissões específicas, irão concorrer ao Prêmio José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento (VER AQUI).