16 de agosto de 2012

Porque vale a pena participar

Em seu terceiro ano de realização, o Concurso de Fotografias do IFSC, iniciativa coordenada pela Comissão Gespública de Gestão da Qualidade e Produtividade (CGQP) do IFSC (Instituto de Física de São Carlos/IFSC-USP), traz um novo formato.

IFSC_com_ArteComo nos anos anteriores, só poderão participar alunos, docentes e funcionários do Instituto, mas, dessa vez, os participantes devem se ater a um tema mais restrito, proposto pelos organizadores do projeto: Pesquisa e Inovação no IFSC. Dessa forma, os diversos laboratórios de pesquisa do IFSC servirão de inspiração aos participantes para retratar as inovações do Instituto, alcançadas nas mais diversas áreas da Física.

De acordo com o docente do IFSC e presidente da CGQP, Luiz Vitor de Souza Filho, o Concurso possibilita a participação da comunidade IFSC em uma atividade coletiva, que trará, como consequência, um banco de dados fotográfico do Instituto. Mas, a temática mais restrita, proposta para este ano, se justifica, principalmente, para que seja feito um registro de cenários diferentes dos retratados nas edições anteriores- nas quais era permitido o registro fotográfico de qualquer dependência (interna ou externa) do Instituto. “Sentimos falta de fotos que mostrassem os ambientes de pesquisa. Embora a restrição ao tema torne o concurso mais desafiador aos participantes, essa é uma oportunidade para que a comunidade interaja com locais e pessoas diferentes daqueles de seu cotidiano”.

Assim como nas edições anteriores do Concurso, os participantes terão suas fotos expostas em algumas dependências do IFSC durante três dias, quando os alunos, docentes e funcionários do Instituto poderão eleger as melhores, através de voto secreto. As três fotos mais votadas serão premiadas. O 1º lugar será premiado com uma TV 40″ Samsung LED, o 2º com um Tablet Samsung e o 3º com um iPhone 3GS.

As inscrições para o concurso terminam em 17 de agosto (sexta-feira), às 18 horas, e os interessados em participar devem preencher a Declaração do Uso das Imagens e das Fotos, além de entregar suas fotografias, em mídia digital (CD/DVD), na secretaria do CGQP.

Para informações detalhadas sobre o concurso, acesse o site do IFSC com Arte e confira o regulamento na íntegra.

*A imagem acima foi uma das premiadas no Concurso de Fotografias do IFSC, edição 2011