10 de abril de 2018

“Meu Eu do Futuro”: Por que aprendo Física na escola?

Realiza- se no próximo dia 09 de abril (segunda-feira), a partir das 14h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), o primeiro encontro dedicado a alunos do Ensino Médio de São Carlos e região, inserido no tema Meu eu do futuro, numa organização conjunta do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Tendo como objetivo reunir estudantes do ensino médio no ambiente universitário para incentivar reflexões e decisões sobre o que fazer após a conclusão dos estudos, este primeiro encontro estará subordinado ao tema “Por que aprendo Física na escola”, com a participação do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, que abordará o tema de forma direta e muito compreensível, dando como exemplo o fato de que a Física que se aprende na escola não é tortura. Ela é importante na tecnologia e gera riqueza e bem estar social.

Na verdade, quando as pessoas olham em sua volta, encontram os mais variados tipos de instrumentos e equipamentos que fazem parte de seu cotidiano, como micro-ondas, aparelhos de som, GPS, celulares, TV’s, leitores de DVD e Blue-Ray, células fotovoltaicas, secadores de cabelo, controles remotos e outros, todos eles utilizando vários fenômenos naturais que são explicados pela Física: através desses exemplos e de suas particularidades, os participantes deste primeiro encontro irão entender e aprender tudo isso.

Durante os meses de abril, maio e junho haverá um total de seis encontros que devem acontecer no espaço do Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” no IFSC da USP São Carlos. Em cada encontro um professor universitário compartilha um breve discurso sobre o tema de sua área de atuação para ajudar o aluno a identificar sua vocação.

A programação completa está disponível no site da Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional “Ciência Web” – www.usp.br/cienciaweb – que é a idealizadora desta ação, onde os interessados poderão se inscrever.