15 de janeiro de 2020

Pó de vidro auxilia no tratamento de lesões ósseas

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveram, há alguns anos, um vidro especial que tem a particularidade de ajudar pessoas que sofreram algum tipo de lesão nos ossos.

Esse material é feito a partir de pó de vidro, que, aparentemente, parece uma esponja, mas é rígido.

O fato curioso nessa pesquisa é que esse material é bioativo e interage com o tecido ósseo, preenchendo e ocupando os espaços vazios.

Devidamente patenteado, o projeto está parado até hoje, aguardando alguma empresa que o transforme em um produto que fique ao serviço da Sociedade.

Acompanhe a entrevista feita com a pesquisadora Profª Drª Ana Candida Rodrigues, uma das responsáveis por esse trabalho de pesquisa, no programa “Na Fronteira do Conhecimento”, TV-USP/CEPOF (Canal 10 da Net São Carlos) e no Youtube do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Clique na imagem abaixo para acessar a entrevista.