9 de maio de 2015

Planetário itinerante e exposição para inclusão social

No âmbito da última palestra inserida no programa Ciência às 19 Horas, um evento realizado pelo IFSC/USP e que ocorreu no dia 05 de maio, pelas 19 horas, no Auditório projecao1Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), subordinada ao tema Luz: Ciência e Vida, apresentada pelo docente de nosso Instituto, Prof. Vanderlei Bagnato,  foi realizada uma exposição, onde a equipe de Difusão Científica do CePOF trouxe várias novidades: a inauguração de um Planetário Itinerante, uma exposição trazendo opções de ensino de óptica para deficientes visuais e uma outra exposição sobre o Ano Internacional da Luz, que se comemora este ano.

O Planetário Insuflável planetario1é uma estrutura que comporta até quarenta pessoas em seu interior e possui projeção em altíssima resolução. A coordenadora deste trabalho é a pesquisadora Dra. Wilma Barrionuevo, a qual, auxiliada pelo técnico Leandro Pingueiro, tem a missão de levar o planetário até escolas e locais públicos, para que estudantes e a população geral tenham acesso a filmes sobre temas diversos relacionados com a ciência, como a formação do universo, células biológicas, óptica e luz, entre outros tópicos da ciência.

A exposição complementar, que ocorreu nesse mesmo dia, com o intuito exp.def.visualde sugerir técnicas para o ensino de óptica a deficientes visuais, foi montada por vários alunos do Grupo de Óptica do IFSC/USP, coordenados pela física Hilde Buzzá. Durante a exposição, os visitantes tiveram os olhos vendados e puderam entender, na prática, como é realizado este aprendizado.

A terceira atração da exposição, que falou sobre a luz, ilustrou os principais cientistas envolvidos com esse tema e os principais experimentos por eles desenvolvidos, sendo que o tema contou com a participação de professores, alunos e técnicos do grupo do Grupo de Óptica do IFSC/USP.

A Difusão Cientifica do CePOF tem como idealizador o Prof. Vanderlei Bagnato e como coordenador-geral o Prof. Euclydes Marega.

planetario2