13 de outubro de 2011

Pesquisadores do IFSC tem projetos aprovados

FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através do programa “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)”, selecionou 32 propostas de diversas áreas do conhecimento para financiar, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, a serem executadas em pequenas empresas, sediadas no estado de São Paulo, sobre importantes problemas em ciência e tecnologia que tenham alto potencial de retorno comercial ou social.

Das propostas aprovadas, duas são projetos de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP): a primeira, desenvolvida pelo docente, Sérgio Mascarenhas Oliveira, na área de Engenharia Biomédica, propõe o registro e comercialização de um equipamento, para monitoramento, minimamente invasivo, da pressão intracraniana.

O segundo projeto é do pós-doutorando do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag) do IFSC, Mário Alexandre Gazziro, na área de eletrônica industrial, para o controle de precisão de micromotores para odontologia.

O FAPESP-PIPE, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi lançado em 1997 e, atualmente, encontra-se em sua terceira fase. Até o momento, existem 78 projetos de pesquisa em andamento e 920 já concluídos. “Fiquei muito contente, especialmente pelo fato de que, o projeto que desenvolvi nas duas primeiras fases, necessitava de recursos para certificação médica, nacional e internacional, o que só é possível de se conseguir na terceira fase. Nesta fase, podemos, também, utilizar os recursos e estratégias de marketing e divulgação, como custeio de feiras e eventos, algo que não era comum nas outras fases do programa”, comemora Mário que, para o projeto que desenvolve, obteve financiamento de R$400 mil, teto máximo concedido aos projetos inscritos no programa.

Para saber mais sobre o programa FAPESP-PIPE, clique aqui.