25 de julho de 2014

Pesquisadores do IFSC apresentam trabalhos no XXIII Congress – IUCr

O pesquisador do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo IUCr2014-150(IFSC-USP), Marcelo B. Andrade, irá apresentar um trabalho na Sessão de Pôsteres da 23ª edição do Congress And General Assembly Of The International Union Of Crystallography (IUCr), que ocorrerá entre os dias 05 e 12 de agosto, em Montreal, Canadá, evento que integra a programação alusiva ao Ano Internacional da Cristalografia, que decorre durante todo este ano.

O trabalho de Marcelo, intitulado Crystallochemical aspects of two microlite-group new mineral species, é um projeto de autoria do próprio pesquisador, em conjunto com os Profs. Drs. Daniel Atencio (Instituto de Geociências – USP) e Javier Ellena (IFSC-USP), e ficará exposto na Sessão B do citado evento, entre os dias 08 e 11 de agosto.

Esse projeto de pesquisa é dedicado à caracterização de novas espécies minerais brasileiras e de outros países através das técnicas de espectroscopia RAMAN, difração de Raios-X e nêutrons e microssonda eletrônica. A Comissão de Novos Minerais e Nomenclatura (CNMNC), da Associação Mineralógica Internacional (IMA) tem aprovado, aproximadamente, 100 novas espécies por ano. Atualmente, há aproximadamente 5.000 nomes de espécies minerais válidas. Estes resultados têm grande impacto na compreensão do processo de síntese de novos compostos inorgânicos e suas propriedades, tais como supercondutividade e alta resistividade.

A indústria de mineração investe bilhões de dólares em prospeIUCR_-_CANADA200cção e beneficiamento, incluindo os elementos terras raras que são utilizados na fabricação de produtos de alta tecnologia. No entanto, apenas 60, ou seja, 0,01% das espécies descritas na literatura e validadas pela IMA são de origem brasileira. O intuito deste projeto é insere-se na criação do Centro de Caracterização de Novas Espécies Minerais (CCEM) e torná-lo uma referência para a formação de pessoal altamente qualificado, produção científica de impacto, colaborações interdisciplinares nacionais e internacionais, bem como fornecer suporte para pesquisadores e empresas de mineração.

A infraestrutura de espectroscopia Raman a ser instalada no decurso deste semestre, no citado Centro, irá permitir a identificação de espécies minerais diretamente das rochas e também o desenvolvimento e a expansão de bases de dados de minerais, integradas através da aquisição dos espectros característicos Raman dos novos minerais, que estão correlacionados com a estrutura cristalina, composição química e fases minerais. Informações adicionais necessárias para a aprovação das novas espécies minerais pela IMA serão obtidas através de análises por difração por monocristal e pó, microssonda eletrônica e difração de nêutrons por monocristal – átomos leves e água na presença de átomos mais pesados.

Por outro lado, mas ainda dentro do contexto do evento, sublinhe-se a participação do docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Dr. Richard Garrett (IFSC-USP), que além de integrar o Comitê Científico do Programa Internacional deste congresso, ministrará, ainda, um workshop que se subordinará ao tema “Crystallography at XFEL Sources”, que decorrerá no dia 05 de agosto.

Para obter mais informações sobre o Congress And General Assembly Of The International Union Of Crystallography, clique AQUI