23 de julho de 2015

Pesquisadora discute otimização da terapia fotodinâmica

Na tarde do dia 23 de julho, a pesquisadora Isabella Luiz Suzuki, mestranda do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou o seminário Formulações Nanoestruturadas contendo Curcumina na Otimização da Terapia Fotodinâmica, um evento que foi organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC, na sala de seminários do Grupo.

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma modalidade terapêutica que combina o uso de luz com oxigênio molecular (O2) e compostos fotossensíveis para matar células-alvo. A curcumina é um composto antioxidante natural, extraído do açafrão (Curcuma longa Linn), que possui várias atividades farmacológicas, tais como anti-inflamatória, antimicrobiana e anticâncer, e que também pode ser utilizada como fotossensibilizador (FS) na TFD. No entanto, a curcumina, cuja cor é amarela, possui propriedades altamente hidrofóbicas, o que resulta em uma baixa biodisponibilidade sistêmica edificulta suas aplicações.

ISABELLA350Em sua apresentação, a pesquisadora do IFSC/USP falou sobre as principais estratégias para superar tais limitações, que são baseadas no carregamento do composto em nanocarregadores variáveis, como as nanopartículas poliméricas, micelas, ciclodextrinas, dispersões sólidas, emulsões, lipossomas, transportadores de peptídeos, entre outras. Os nanocarregadores, segundo ela, devem ser capazes de incorporar o FS, sem que ele perca ou altere sua atividade. De acordo com a mestranda, a curcumina foi encapsulada em nanopartículas de PLGA (polímero) e caracterizada, com o objetivo de melhorar sua estabilidade e otimizar sua ação fotodinâmica.

Isabela Suzuki também falou sobre o método in vitro utilizado para avaliar a eficiência dessa ação, pois a mesma foi testada em fungo e bactérias (Gram positiva e Gram negativa), já que a inativação fotodinâmica de microrganismos é considerada uma alternativa promissora para infecções resistentes. Por fim, a mestranda também destacou os resultados obtidos nesse estudo, que, posteriormente, foram comparados com os da curcumina em sua forma livre (solução aquosa), a fim de verificar se a formulação de nanopartículas obteve melhor desempenho.