7 de outubro de 2019

Pesquisadora Juliana Mascarenhas realiza seminário no NaCA

A mestranda da EESC/USP na área de desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais e cerâmicas, Juliana Bressani Mascarenhas, realizou no último dia 04 do corrente mês, no Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA/IFSC), o seminário subordinado ao tema Oxidação de grafite via Reagente de Fenton para produção de óxido de grafeno.

Sabendo-se que o grafeno é um semi-metal bidimensional à base de carbono, sendo o grafite o principal precursor, a produção do grafeno é obtida principalmente por rotas químicas, na qual o grafite é oxidado e esfoliado até a obtenção do óxido de grafeno.

Juliana explicou que, ao reduzir o óxido de grafeno, é obtido o óxido de grafeno reduzido, cuja estrutura e propriedade são semelhantes à do grafeno. As principais rotas químicas usadas para sintetizar o óxido de grafeno exigem controle de temperatura para minimizar o risco de explosão, além de evoluirem gases tóxicos e efluentes contendo metal pesado.

Em 2015, foi divulgado o primeiro método livre de metal pesado e gases tóxicos, em meio ácido, para síntese do óxido de grafeno. Desde então, outros métodos menos agressivos ao meio ambiente vêm sendo estudados, com destaque para o radical hídroxila, também conhecido como reagente de Fenton.

O radical hídroxila é o principal reagente nos processos de oxidação de efluentes orgânicos, denominado “Processo de Oxidação Avançado”, pois apresenta alto poder de oxidação (inferior apenas que o do flúor). O reagente de Fenton apresenta caráter não seletivo e eletrofilo, oxidando a matéria por meio da quebra das insaturações e saturações.