1 de novembro de 2011

Pesquisadora da UFABC expõe trabalho na área de Nanociência

O ciclo de palestras Journal Club realizou mais uma edição do programa na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, com a presença da pesquisadora Aline Schoenhalz, aluna de doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na Universidade Federal do ABC. Com graduação e mestrado realizado na Universidade Federal de Santa Maria, atualmente Aline investiga nanoestruturas de óxido de zinco, orientada pelo Prof. Dr. Gustavo M. Dalpian.

aline_presentation

Mais especificamente, Aline está interessada em investigar os efeitos de superfície nestas nanoestruturas, conforme explicita o título que atribuiu à sua fala, “Surface Effects in ZnO Nanostructures”, mais especificamente, no que diz respeito às suas aplicações na eletrônica. “Este material tem aplicações muito incomuns, pois possui tanto características semicondutoras quanto magnéticas, e daí parte todo o interesse da Spintrônica e da área de DMS (Diluted Magnetic Semiconductors) nesses estudos”, explicou ela.

aline_presentation01

Aline expôs sua pesquisa durante cerca de uma hora para outros pós-graduandos e docentes, respondendo questões, recebendo conselhos e discutindo seus cálculos. As palestras do Journal Club são, por natureza, realizadas de maneira mais íntima e pessoal, um ambiente no qual os palestrantes e os ouvintes sentem-se à vontade para fazer uma troca de informações produtiva e eficaz. As palestras são realizadas pelo menos uma vez por semana, às 10h45 da manhã, em inglês, aberta ao público. Fique atento à nossa lista de eventos para acompanhar a programação.