10 de junho de 2019

Pesquisador Weverton Santos Silva apresenta seminário NaCA/IFSC

Weverton Alison dos Santos Silva, pesquisador e Mestrando na área de Ciência e Engenharia de Materiais: Cerâmicas (EESC), foi o palestrante convidado em mais um seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA/IFSC), realizado no dia 07 de junho, na sala de seminários do citado grupo, localizada na Área – 2 do Campus USP de São Carlos.

Subordinado ao tema Alteração morfológica de filmes finos de ZnO e ZnO:Al via ataque químico: Estudo do efeito sobre as propriedades sensoras ao gás ozônio, o seminário de Weverton explicou que com o aumento de gases de efeito estufa, a obtenção de dispositivos capazes de detectar baixas concentrações de gases tóxicos, de fácil utilização e de baixo custo, tem recebido grande atenção da comunidade científica. Os sensores resistivos baseados em óxidos metálicos semicondutores, como o óxido de zinco tem sido considerado os mais promissores. Embora sensores de ZnO sejam bem conhecidos, inúmeros trabalhos vêm sendo desenvolvidos como objetivo de torná-los mais seletivos e diminuir sua temperatura de operação.

Nesta apresentação, o palestrante reportou o estudo das alterações microestruturais a partir de ataque químico com ácido clorídrico e como isso afeta as propriedades sensoras de filmes finos de ZnO ao gás ozônio. O material sensor foi depositado a partir de alvo de Zn metálico via RF-Magnetron Sputtering sobre substrato de Si/SiO2 e posteriormente oxidado termicamente em atmosfera oxidante. Os resultados demonstram mudanças significativas na relação tamanho de partícula e porosidade. Desta forma, alterações nas propriedades sensoras são esperadas, uma vez que estas dependem diretamente da razão área superficial/volume.