26 de março de 2019

Dr. Hans Kebler apresenta seminário no Grupo de Óptica do IFSC/USP

No dia 26 de março realizou-se mais um tradicional Seminário do Grupo de Ótica do IFSC/USP, com o tema Towards a continuously operating matter wave interferometer for inertial sensing.

O convidado, pesquisador Hans Kebler, discorreu sobre o tema, explicando a questão dos átomos frios dentro de uma cavidade óptica operando no regime de forte acoplamento cooperativo, que respondem a uma força externa causada pela oscilação Bloch opto-mecânica, que pode ser observada diretamente no vazamento de luz da cavidade.

Um trabalho teórico prévio prevê que a frequência dessa oscilação coincide com a das oscilações convencionais de Bloch. Este monitoramento – in situ – ajuda a aumentar a velocidade de aquisição de dados em medições de força de precisão.

Em São Carlos, estão montando um experimento com átomos de estrôncio dentro de uma cavidade do anel. Devido ao momento magnético do estado fundamental igual a zero e ao comprimento muito pequeno do espalhamento da onda s, o estrôncio é um elemento ideal para uma aplicação em um gravímetro.