4 de outubro de 2019

Colóquio “Comportamentos Emergentes em Redes Complexas”

O Prof. Tiago Pereira, docente e pesquisador do ICMC/USP, foi o palestrante convidado em mais uma edição do Colloquium diei promovido pelo IFSC/USP no dia 04 deste mês.

Subordinado ao tema Comportamentos Emergentes em Redes Complexas, o docente lançou várias questões para abordar diretamente o tema. Porque batemos palmas em uníssono? Por que milhares de vaga-lumes piscam em uníssono? Por que centenas de crianças japonesas tiveram crise epilética enquanto assistiam um episódio do desenho Pokemon?

Para Tiago, a sincronização é a resposta destas questões. Uma série de fenômenos que ocorrem de forma  síncrona acontecem espontaneamente – quase como se a natureza desejasse ordem.  Fenômenos de sincronização espontânea estão conectados pelo mesmo tema matemático: a emergência espontânea de ordem no caos.

Neste colóquio exploraram-se algumas contribuições recentes para o tema escolhido.