1 de novembro de 2011

Pesquisador do IFUSP fala sobre interações entre Física e Biologia

É sabido que a Física é uma ciência que interage com as mais diversas disciplinas, ampliando cada vez mais as fronteiras que estabeleceu ao longo das décadas com várias áreas do conhecimento. Os objetos de pesquisa que atraem a atenção dos cientistas hoje em dia requerem a colaboração dos mais variados tipos de profissionais para trabalhar em a partir de uma perspectiva mais ampla e obter resultados mais acurados.

A edição do Colóquio IFSC realizada nesta sexta-feira, dia 23, revelou uma destas facetas das pesquisas em Física. A palestra intitulada “Na fronteira biológica da Física: somos feitos de soft glassy materials” abordou algumas aplicações da Física na área de Biologia, mais especificamente em relação ao trabalho com células. O professor Adriano M. Alencar, do Instituto de Física da USP (IFUSP), usa seu conhecimento em polímeros para analisá-las e descrevê-las dentro daquilo que chama de “Biologia de Sistemas” – uma área relativamente nova que se baseia na união de várias ciências para descrever sistemas biológicos.

O Laboratório de Micro Reologia e Fisiologia Molecular, pelo qual é responsável, tem se preocupado com o remodelamento que as células vivas sofrem constantemente. Os pesquisadores acreditam que as células são um “soft glassy material”, ou seja, um fluido bastante complexo. Por isso, o laboratório investiga as propriedades viscosas e elásticas de algumas células, a fim de desvendar como ocorrem certas disfunções neste remodelamento que podem causar algumas doenças como a asma ou doenças cardíacas.

adriano_coloquio

Cerca de cem alunos, principalmente dos cursos de graduação do IFSC, além de alguns docentes, foram prestigiar o Professor Alencar, conhecendo melhor a participação da Física nesta pesquisa, principalmente no que diz respeito à investigação da dinâmica de proteínas e suas interações, assunto em que a nossa ciência exerce papel fundamental.

A próxima edição do Colóquio IFSC será realizada no dia 30 de setembro, próxima sexta-feira, sob o tema “Transições de fase para um estado absorvente”, a ser apresentado pelo professor Ronald Dickman, da UFMG.