17 de março de 2015

Pesquisador do IFSC/USP recebe homenagem

No decurso da edição de 2015 do encontro anual promovido pela IADR – International Association for Dental Research, em conjunto com a ADR – American Dental Research, evento que ocorreu em Boston – Estados Unidos -, entre os dias 09 e 13 de março e perante cerca de dois mil convidados, o docente e pesquisador do IFSC, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, foi homenageado com a atribuição do título de Membro Honorário da IADR, uma distinção considerada como a mais alta dentro da citada comunidade científica, que, sublinhe-se, BAGNATO180é uma das mais respeitadas associações de pesquisa do mundo, relacionada com a área odontológica.

Na opinião do pesquisador homenageado, o IFSC/USP tem sido exemplar nas contribuições que tem feito, neste caso concreto através do seu Grupo de Óptica, onde foram desenvolvidas diversas tecnologias, como, por exemplo, a cura das resinas dentais com LED’s e técnicas a laser para tratamento e diagnóstico de doenças, trabalhos que, para Vanderlei Bagnato, significam um trabalho intenso para fazer a odontologia ir além dos dentes.

De fato, o Grupo de Óptica do IFSC/USP tem-se notabilizado pelo desenvolvimento de técnicas modernas e inovadoras, entre as quais podemos salientar o tratamento e diagnóstico precoce do câncer de boca, com a utilização de fluorescência óptica, ou mesmo no tratamento de infecções bucais através de técnicas fotodinâmicas.

(Com colaboração de Kleber Chicrala)