17 de junho de 2020

Pesquisador do IFSC/USP participa de projeto do IFSULDEMINAS

O Instituto Federal do Sul de Minas, Campus de Poços de Caldas, iniciou um projeto de desenvolvimento de tecnologias em prol dos profissionais de saúde que desenvolvem suas atividades no combate à COVID-19 em hospitais daquela de região de Minas Gerais.

Entre as ações, está o desenvolvimento de autoclaves de ozônio, para descontaminação de equipamentos de proteção individual (EPI’s), rodos de luz ultravioleta (UV-C) e robôs UV-C autônomos e com inteligência artificial, para descontaminação de pisos hospitalares.

O desenvolvimento deste projeto iniciou-se neste mês de junho, prolongando-se até setembro, compreendendo ações que apresentam duas vertentes, a saber: a primeira vertente incidirá sobre a descontaminação de EPI’s, através da construção de duas autoclaves de gás ozônio para descontaminação de máscaras, orotraqueais e tubos de respiradores mecânicos, instrumentação cirúrgica, tubos, jalecos, gorros, pastas, etc.. A segunda vertente compreenderá a construção de 40 rodos UV-C e 40 robôs UV-C autônomos (30 robôs autônomos e 10 autônomos com inteligência artificial), para descontaminação de pisos hospitalares, todos esses equipamentos baseados nos modelos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos da USP (IFSC/USP).

Os robôs e as autoclaves deverão ser disponibilizados a partir de julho. As ações beneficiarão os hospitais que atualmente atendem os casos de COVID-19 na região, como a Santa Casa e Hospital de Campanha de Poços de Caldas, o Hospital Samuel Libânio de Pouso Alegre, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Campanha de Passos, o Hospital São Sebastião e de Campanha de Três Corações.

Por sua vez, os rodos de descontaminação UVC e os robôs autônomos serão entregues aos hospitais e unidades de atendimento de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Três Corações. A meta é que os rodos fiquem prontos para serem distribuídos já na segunda semana deste mês junho.

A equipe responsável pelo projeto é liderada pelo Prof. Humberto Vargas Duque, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, sendo formada pelo docentes Douglas Donizeti de Castilho Braz (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas), Juliano de Souza Caliari (IFSULDEMINAS – Campus Passos), João Francisco Malachias Marques (IFSULDEMINAS – Campus Três Corações), Rafael Felipe Coelho Neves (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas), Rodrigo Lício Ortolan (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas), Manoel Gustavo Petrucelli Homem (Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos – DQ/UFSCAR) e pelo pesquisador Bruno Pereira de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que muito contribuiu para o desenvolvimento destes equipamentos no Grupo de Óptica do Instituto.

(Com informações do IFSULDEMINAS)