Notícias

17 de outubro de 2014

Pesquisador do IFSC-USP cria protótipo que detecta doenças frutíferas

No Industrial Physics Forum – 2014(IPF 2014), evento que ocorreu na UNICAMP, entre 28 de setembro e 03 de outubro, o pesquisador do IFSC-USP, Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neves, apresentou o protótipo de um pequeno instrumento portátil, de baixo custo, que pode prevenir a presença da Huanglongbind (HBL), ou Greening, uma doença de difícil controle causada por bactérias que vivem em moscas que habitam as laranjeiras.

O inovador equipamento, utilizando uma nova técnica óptica, envolveu Jarbas e sua equipe durante um ano e meio de trabalho ininterrupto em sua startup – a Agricultural Optronics prototipo300Systems (AgriOS) -, consegue detectar a presença da doença antes de uma árvore infectada apresentar os sintomas visíveis, evitando que a infecção se propague, podendo salvar bilhões de dólares na agricultura, até 2020, caso seu uso seja adotado em breve pelos agricultores.

Recordamos que nosso país é responsável por 80% das exportações mundiais de suco de laranja- a maior fatia de um produto agrícola brasileiro.

O assunto despertou a atenção de diversos especialistas durante o evento acima citado, tendo sido, inclusive, motivo de reportagem na edição de outubro da prestigiada revista norte-americana Physics Today, do American Institute of Physics Scitation, sob o título IPF 2014: Detecting stealth crop diseases: Physicists help Brazilian orange groves to thrive.

ConstituídoJARBAS_CASTRO_NETO_-_HD-300 por um laser, espectrômetro, um processador de análise de resultados e uma bateria, que permite o funcionamento da máquina durante um dia inteiro, o novo equipamento foi testado por Jarbas e sua equipe em agosto passado, tendo conseguido detectar, a citada doença, com precisão superior a 95%, sublinhando-se o fato de o uso da nova técnica poder se estender à detecção de outras doenças na vertente agrícola, bastando, para isso, a integração de alguns outros pequenos dispositivos.

Para conferir a matéria da Physics Today na íntegra, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus