4 de agosto de 2014

Pesquisador do IFSC-USP conquista segundo lugar

Thiago Balan Moretti, pesquisador do Laboratório de Apoio Tecnológico (LAT), do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) do nosso Instituto, sob a orientação do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, conquistou o segundo lugar na categoria Ideias Inovadoras, no decurso da terceira edição da Olimpíada USP de Inovação– 2013, cujos resultados saíram no primeiro semestre do corrente ano.

O concurso, voltado a alunos, docentes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), contou com o apoio da Agência USP de Inovação. Recordamos que a Olimpíada USP de Inovação, de periodicidade anual, tem como objetivo estimular a criatividade e empreendedorismo na comunidade uspiana, apoiar as atividades de ciência e tecnologia para inovação no Estado de São Paulo e divulgar os trabalhos de empresas nascentes, de forte apelo social, inovador e baseado em ciência e tecnologia do Brasil.

O projeto de Thiago, intitulado “Desenvolvimento de um conjunto thiago_moretti2transdutor piezelétrico de potência e pinça laparoscópica para cortes homeostáticos de um Bisturi Ultrassônico Nacional associado à Terapia Fotodinâmica”, visa conjugar a terapia fotodinâmica (TFD), que é amplamente estudada nos laboratório do CEPOF – IFSC, com o bisturi ultrassônico nacional, um projeto que está em desenvolvimento no LAT.

Thiago diz que já foram feitos alguns testes e afirma que é possível aliar o corte do bisturi ultrassônico à TFD, exatamente pelo baixo dano térmico causado pelo bisturi: O bisturi ultrassônico, associado à terapia fotodinâmica, pode dar maior segurança e diminuir o impacto da cirurgia para o paciente” explica o pesquisador.

O bisturi ultrassônico nacional, que ainda está em desenvolvimento, é constituído por um transdutor piezelétrico, pinça e lâmina. O transdutor, que converte energia elétrica em mecânica, apresenta um conjunto de cerâmicas que têm a propriedade de gerar movimento mecânico a partir de um sinal elétrico, que provêm de um gerador. A vibração mecânica é transmitida longitudinalmente do transdutor à lâmina de corte que, em contato com o tecido, transfere a energia às células, desencadeando a desnaturação das proteínas e provocando o rompimento delas. Já o mecanismo da pinça, tem a finalidade de facilitar o corte e o selamento dos vasos sanguíneos. Assim, o bisturi executa incisões homeostáticas precisas, com baixo dano térmico ao tecido, propiciando uma rápida cauterização.

Ter conquistado thiago_moretti1uma posição importante na Olimpíada, significa, para Thiago, que de alguma forma seu inovador projeto causou um determinado “impacto”. Quanto aos próximos passos que serão dados, ele diz que pretende continuar desenvolvendo o seu trabalho para que em breve possa vê-lo disponível no mercado.

Thiago Balan Moretti é doutorando em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), formado em Ciências Exatas com Habilitação em Física, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), possui formação técnica em Mecatrônica pelo SENAI de São Carlos e mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais, também pela EESC-USP. Na área de física e engenharia, ele atua em desenvolvimento de transdutores de ultrassom aplicados às áreas médica e industrial, instrumentação, engenharia elétrica e materiais piezelétricos.

Para saber mais sobre a Olimpíada USP de Inovação e conferir os demais vencedores desta última edição, clique AQUI.