16 de setembro de 2011

Pesquisador do IFSC recebe duplo diploma de doutor

Na manhã do dia 16 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu dois pesquisadores internacionais para a defesa da tese de doutorado do aluno Gregório Couto Faria, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Azevedo, do Grupo de Ressonância Magnética do IFSC. Os pesquisadores alemães Lambert Alff e Heinz Von Seggern vieram da Technische Universität Darmstadt (ou Universidade Técnica de Darmstadt) para arguir a apresentação da pesquisa de Gregório, intitulada “Structure and dynamics of poly(9,9-dioctylfluoren-2,7-co-benzothiadiazole) (F8BT) and correlations with its electrical properties”, pois o trabalho foi realizado no âmbito do programa de duplo-diploma entre Brasil e Alemanha.

A defesa de Gregório teve início às 8h e foi finalizada aproximadamente às 12h30. Segundo Heinz von Seggern, um dos arguidores, o desempenho do aluno foi um sucesso.

DSC07612

O programa de duplo-diploma é um convênio acordado entre países que tenham interesse em desenvolver mais fortemente seus trabalhos de cooperação internacional e em promover maior mobilidade de pesquisadores. Neste programa, o aluno pesquisador, que é selecionado a partir de seu desempenho acadêmico atestado no histórico, passa algum tempo desenvolvendo pesquisas na instituição parceira de seu país, onde além de desfrutar dos aspectos acadêmicos e profissionais, experiência um grande enriquecimento cultural.