3 de fevereiro de 2011

Pesquisador do IFSC é indicado ao prêmio “2000 Outstanding Intellectuals of 21st Century”

O pesquisador Adriano Andricopulo, do Grupo de Cristalografia do IFSC, acaba de ser nomeado para integrar a publicação intitulada “2000 Outstanding Intellectuals of 21st Century” (“Os 2000 Intelectuais de Destaque do Século 21”), a ser lançada pelo Internacional Bibliographical Centre (IBC – Cambridge – Centro Bibliográfico Internacional) até o final de 2011.

A publicação “Outstanding Intellectuals” é uma prestigiada série que vem sendo lançada desde 1978, sendo que cada entrada bibliográfica contêm informações pessoais, resumo da qualificação, publicações, nomeações, prêmios e honras. A “2000 Outstanding Intellectuals of 21st Century” será disponibilizada nas principais bibliotecas do mundo, incluindo a Library of Congress, em Washington, EUA, e a British Library, em Londres.

A inclusão de Andricopulo nas páginas do livro foi baseada em seus esforços e dedicação à área de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, com especial destaque às pesquisas relacionadas com as designadas doenças tropicais, principalmente a Doença de Chagas, que afeta a população mais pobre da América Latina e para a qual não existe ainda medicamento eficaz disponível, sendo classificada entre as “doenças negligenciadas”.

Além disso, Andricopulo foi ainda nomeado para concorrer a um prêmio para jovens pesquisadores, em 2012, atribuído pela maior editora de ciência e saúde do mundo, a Elsevier. O pesquisador foi selecionado na área de Química Biorgânica e Medicinal, ao lado de mais 20 pesquisadores que se destacam em criatividade e dedicação.

Adriano Andricopulo é professor associado da USP, pesquisador do Grupo de Cristalografia. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Química Medicinal pela University of Michigan. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC).

É membro do Corpo Editorial de grandes publicações, como Medicinal Chemistry e Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, além de editor do Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química.

Andricopulo é ainda Coordenador do Centro de Referência em Química Medicinal para Doença de Chagas da Organização Mundial de Saúde (WHO), Pesquisador Principal do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME, CEPID-FAPESP) e Pesquisador Principal do Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI) do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do MCT/CNPq/FAPESP. Por último, Andricopulo é, atualmente, Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Assessoria de Comunicação – Tatiana Zanon e Nicolle Casanova

Data: 03/02/2011