23 de novembro de 2022

Pesquisa realizada no IQSC/USP foi contemplada com o “Prêmio Tese Destaque USP 2022”

O trabalho de doutorado de William Marcondes Facchinatto foi contemplado com o Prêmio de Tese Destaque USP 2022 – área de Ciências Exatas e da Terra, que avaliou teses apresentadas no ano de 2021. O resultado foi divulgado no dia 07 de novembro.

A pesquisa focou no uso de material de fonte renovável, atóxico e biodegradável, descartado pela indústria pesqueira, de onde foram extraídos os biopolímeros quitina e quitosana, objeto do estudo. Segundo Facchinatto, o trabalho explorou propostas inovadoras, “reunindo estudos com ênfase em novos métodos de espectroscopias de ressonância magnética (RMN), bem como modificações e funcionalizações de materiais voltados ao interesse das áreas biomédicas e em engenharia de tecidos”.

Cada capítulo da tese deu origem a um artigo publicado em revistas destacadas da área e com significativo fator de impacto.

A tese “Physicochemical studies of chemically modified chitosans through solid-state nuclear magnetic resonance: from properties to applications” (VER AQUI) foi desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), sob orientação do pesquisador Luiz Alberto Colnago, da Embrapa Instrumentação; parte dos estudos foram realizados junto à Universidade do Porto, em Portugal, sob orientação do pesquisador Bruno Sarmento (doutorado sanduiche).

Os diferentes segmentos de pesquisa que deram origem aos cinco capítulos da tese e, consequentemente, aos cinco artigos originais, foram viabilizados devido ao estabelecimento de diferentes colaborações, em especial com os professores Sergio Paulo Campana Filho (IQSC-USP) e Eduardo Ribeiro de Azevedo (IFSC-USP), os quais proveram o suporte técnico-científico necessário em termos de infraestrutura laboratorial e capacitação metodológica em diferentes etapas químicas e instrumentais. Vale destacar ainda que Facchinatto e Colnago gerenciaram de forma producente o desenvolvimento de cada uma dessas pesquisas contando ainda com o auxílio pontual de diferentes pesquisadores, professores e estudantes.

Atualmente, Facchinatto conclui o seu segundo pós-doutorado como Assistente de Pesquisa na Universidade de Estrasburgo (UNISTRA) mas, na mesma semana que foi notificado sobre o prêmio, também recebeu a notícia de que foi aprovado em concurso público como Pesquisador de nível inicial na Universidade de Aveiro, Portugal. Seu novo cargo está previsto para iniciar em janeiro de 2023.

A entrega da premiação acontece no dia 22 de novembro no anfiteatro Camargo Guarnieri na USP em São Paulo, durante o 3º Encontro das Pós-Graduações da USP, aberto aos interessados.

Para conferir a relação completa dos premiados, clique AQUI.

(Por: Sandra Zambon/Comunicação IQSC/USP)