24 de fevereiro de 2016

Pesquisa da USP sobre alimentos vence concurso

O estudo intitulado Bases moleculares das transformações pós-colheita e qualidade de frutas venceu o Prêmio Péter Murányi 2016. Coordenada pelo Prof. Dr. Franco Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), a pesquisa visa ao desenvolvimento de novas técnicas que conservem frutas e permitam diminuir perdas pós-colheita e aumentar a qualidade dos alimentos.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os Profs. Drs. João Roberto Oliveira do Nascimento e Beatriz Rosana Cordenunsi, ambos também da FCF/USP, e viabilizou a identificação de vias metabólicas para a transformação do amido em açúcar e das enzimas que agem na degradação da parede celular das frutas.

Nesta edição da premiação, participaram mais de noventa inscritos. O prêmio, que corresponde ao valor de R$ 200 mil, será entregue durante um evento que acontecerá no dia 19 de abril, no Centro de Convenções da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo.

Criado pela fundação que leva o mesmo nome, o Prêmio Péter Murányi tem como objetivo reconhecer importantes trabalhos capazes de contribuir às áreas de saúde, desenvolvimento científico e tecnológico, alimentação e educação.