Notícias

5 de outubro de 2015

Palestra aborda os recursos minerais

No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até o dia 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no dia 07 de outubro, pelas 19 horas, no Auditório do CDCC/USP (Rua 9 de julho nº 1227, centro, São Carlos), a palestra subordinada ao tema Uso dos Recursos Naturais, que será proferida pela Profa. Dra. Eliane Aparecida Del Lama, docente e pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP). Nessa apresentação, Eliane Del Lama falará sobre como os recursos minerais estão presentes em todos os bens permanentes e de consumo que dispomos, desde a Antiguidade. Eles são indispensáveis ao bem-estar, à saúde e ao padrão de vida do ser humano, mas muitas vezes a sociedade não identifica esta proximidade.

Em sua palestra, Eliane Del Lama enfatizará o fato de que, na Antiguidade, os homens utilizavam os minerais in natura, como, por exemplo, a obsidiana na fabricação de pontas de flecha, ou a hematita como pigmento nas pinturas rupestres.

Hoje, devido ao conhecimento acumulado pela evolução humana, é comum utilizar os recursos minerais na fabricação de fertilizantes, ligas metálicas, computadores e celulares, na indústria farmacêutica, em combustíveis e em todos os bens que facilitam a vida e o conforto do ser humano (moradia, saúde, transporte, exploração espacial…): em toda e qualquer atividade que pensemos, lá está o recurso mineral sendo utilizado; na indústria da guerra, inclusive, também estão presentes os recursos minerais.

Os recursos minerais são recursos naturais não renováveis e o seu aproveitamento deve ser feito de forma racional e sustentável. Apreciar estes recursos é também uma forma de apreciar a natureza.

Em 1990, Eliane Del Lama graduou-se em Geologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), tendo realizado, em 1993, o mestrado em Geologia Regional, também na UNESP. Cinco anos depois, em 1998, a docente concluiu seu doutorado em Geologia Regional, na citada universidade. Atualmente, atua como docente no IGc/USP, tendo grande interesse em temas como preservação da herança cultural, mineralogia e petrografia.

O IFSC/USP está realizando esta importantíssima Exposição Portinari e Maio Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

Pela sua importância que esta palestra tem no âmbito da própria exposição de Cândido Portinari, que ocorre no Teatro Municipal de São Carlos, este é, certamente, um evento a não perder.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..