30 de setembro de 2015

Palestra discute o uso dos recursos minerais

eliana_del_lama_palestra_candido_portinari_220No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até o dia 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, está já agendada a próxima palestra que ocorrerá no dia 07 de outubro, pelas 19 horas, no mesmo espaço cultural, subordinada ao tema Uso dos Recursos Naturais, que será proferida pela Profa. Dra. Eliane Aparecida Del Lama, docente e pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP). Nessa apresentação, Eliane Del Lama falará sobre como os recursos minerais estão presentes em todos os bens permanentes e de consumo que dispomos, desde a Antiguidade. Eles são indispensáveis ao bem-estar, à saúde e ao padrão de vida do ser humano, mas muitas vezes a sociedade não identifica esta proximidade.

Em sua palestra, Eliane Del Lama enfatizará o fato de que, na Antiguidade, os homens utilizavam os minerais in natura, como, por exemplo, a obsidiana na fabricação de pontas de flecha, ou a hematita como pigmento nas pinturas rupestres.

Hoje, devido ao conhecimento acumulado pela evolução humana, é comum utilizar os recursos minerais na fabricação de fertilizantes, ligas metálicas, computadores e celulares, na indústria farmacêutica, em combustíveis e em todos os bens que facilitam a vida e o conforto do ser humano (moradia, saúde, transporte, exploração espacial…): em toda e qualquer atividade que pensemos, lá está o recurso mineral sendo utilizado; na indústria da guerra, inclusive, também estão presentes os recursos minerais.

Os recursos minerais são recursos naturais não renováveis e o seu aproveitamento deve ser feito de forma racional e sustentável. Apreciar estes recursos é também uma forma de apreciar a natureza.

Em 1990, Eliane Del Lama graduou-se em ELIANE_DEL_LAMA_250Geologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), tendo realizado, em 1993, o mestrado em Geologia Regional, também na UNESP. Cinco anos depois, em 1998, a docente concluiu seu doutorado em Geologia Regional, na citada universidade. Atualmente, atua como docente no IGc/USP, tendo grande interesse em temas como preservação da herança cultural, mineralogia e petrografia.

O IFSC/USP está realizando esta importantíssima Exposição Portinari e Maio Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

Pela sua importância e pelo paralelismo que esta palestra tem com a própria exposição de Cândido Portinari, que ocorre no Teatro Municipal de São Carlos, este é, certamente, um evento a não perder.