19 de outubro de 2015

Palestra “Água fonte da vida”

No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que decorre no Teatro Municipal de São Carlos até dia 23 de outubro, numa iniciativa do IFSC/USP, realizou-se TUNDISI1-350no dia 16 de outubro, pelas 19 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, a palestra subordinada ao tema Água fonte da vida, que foi apresentada pelo Prof. José Galizia Tundisi, Presidente do Instituto Internacional de Ecologia, e Presidente do Comitê de Águas.

Em sua palestra, o Prof. Tundisi deu uma panorâmica global de como a vida depende da água, tendo dado exemplos claros não só das políticas públicas que estão sendo implementadas nesse contexto, em países desenvolvidos, bem como as ações e regras que devem ser seguidas visando a preservar da água, principalmente no que concerne à redução do consumo diário e ao não desperdício do preciso líquido, a plantação de árvores e preservação dos rios em nosso País.

Em sua enfática apresentação, que colocou o Brasil em comparação com outros países no mundo, o Prof. Tundisi elevou a questão do tratamento da água e do tratamento dos esgotos como pontos fundamentais para a qualidade de vida das comunidades e para a economia nacional. Na verdade, segundo a opinião do pesquisador, um país cuja população possui mais de 250 milhões de celulares, mas que só tem 30% de esgotos tratados, é, de fato, um país moderno, mas, contudo, não desenvolvido, tendo acrescentado que o que falta ao Brasil é uma política de Estado que se dedique não só ao gerenciamento e tratamento da água, como também à problemática do tratamento de esgotos.

O Prof. José Galizia Tundisi nasceu em 1938, é Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Staff do Instituto de Ecologia “Excellence in Ecology”, na Alemanha.

É, ainda, Professor Titular da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RGS) e foi membro do Comitê Científico do ILEC (Japão, 1968-2006), Vice-Presidente Executivo do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU, 1999-2000), e Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq, 1995-1999).

O IFSC/USP realizou esta palestra no TUNDISI2-350âmbito da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, este evento contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).