27 de novembro de 2015

Oscilação de Neutrinos e o Experimento NOvA

O Prof. Dr. Ricardo Avelino Gomes, que integra o corpo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra Oscilação de Neutrinos e o Experiment NOvA, durante o Colloquium diei que decorreu no dia 27 de novembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

RICARDO_GOMES_300Neutrinos são as partículas de massa mais abundantes do Universo, apesar de conhecermos pouco sobre elas. Neste ano, o prêmio Nobel foi concedido a físicos que lideraram experimentos que contribuíram para confirmar o modelo de oscilação de neutrinos e, consequentemente, a massa dos neutrinos.

Neste contexto, em sua apresentação, Ricardo Gomes descreveu o modelo de oscilação e evidências experimentais que refutaram outros modelos, tendo apresentado o potencial do experimento NOvA para as principais questões de neutrinos (hierarquia de massa, octante de theta_23, e violação de CP), bem como seus primeiros resultados de desaparecimento de neutrinos muônicos e de aparecimento de neutrinos eletrônicos.