8 de junho de 2016

Obtendo a escala eletrofraca a partir de evolução cosmológica

Na tarde do dia 8 de junho, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), realizou-se uma edição do programa High energy physics seminars, na qual o Prof. Dr. Ricardo D’Elia Matheus, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IFT/UNESP), ministrou o seminário Obtendo a escala eletrofraca a partir de uma evolução cosmológica.

Uma nova classe de modelos permite RICARDO_DELIA_250resolver o problema da hierarquia sem introduzir qualquer nova dinâmica perto da escala eletrofraca. Baseado nesta temática, o docente mostrou como é possível que a evolução de um campo semelhante ao axion da QCD leve a massa do Higgs para valores pequenos, ao mesmo tempo em que se mantém natural.

O Prof. Ricardo Matheus tem bacharelado, mestrado e doutorado na área de física, tendo sido professor adjunto da USP, entre outubro de 2010 e dezembro de 2011. Hoje atua no IFT/UNESP, com suas experiências na área de física de partículas, mais especificamente, nos campos de extensões de modelo padrão e espectroscopia de Hádrons.