29 de outubro de 2015

Técnicas fotônicas usadas na caracterização e no diagnóstico do HLB

Em 29 de outubro, a pesquisadora Anielle Coelho Ranulfi, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ministrou o seminário Técnicas fotônicas aplicadas à caracterização e diagnóstico do citros Huanglongbing (HLB), um evento que foi organizado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Com clima diversificado e terras férteis, o Brasil tem vocação natural para o desenvolvimento agropecuário e para todas as suas vertentes. Assim, o agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira, representando cerca de um terço do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Nesse contexto, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do planeta, com destaque para a produção de laranjas.

Particularmente, o país lidera a produção mundial de suco de laranja e conta com uma participação de 85% nas exportações deste produto. Porém, um dos principais fatores atuais que restringe os lucros e a expansão da citricultura é o controle fitossanitário. Atualmente, dentre as principais doenças podemos destacar o HLB – doença bacteriana que não tem cura, comprometendo a produção e desenvolvimento da fruta e levando à morte da árvore.

ANNIELE_RANULFI_350Portanto, o monitoramento é fundamental para evitar danos aos frutos e a necessidade da erradicação de plantações inteiras. Assim, é incontestável a necessidade de instrumentação que permita respostas cada vez mais rápidas e economicamente viáveis, auxiliando no manejo da doença dada à necessidade competitiva do setor.

Neste seminário, a jovem pesquisadora exibiu alguns dos resultados obtidos a respeito da avaliação do emprego das técnicas de Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (LIFS) e Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser (LIBS) como ferramentas de diagnóstico do HLB.