10 de janeiro de 2017

O “upgrade” no WIFI da Unidade

Desde o final de novembro de 2016, a rede sem fio (WIFI) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) passou por diversas melhorias que, em 2017, poderão ser sentidas – e aproveitadas – por todos os funcionários, docentes e estudantes do Instituto.

Lu_Joioso-_WifiEm razão do projeto USPNet sem fio 2.0, concebido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/USP), e concluído em 2016, foram adquiridos Access Points via um pregão de registro de preços. Em 2015, os chefes e/ou responsáveis por seções de informática foram acionados para fazer um mapeamento da quantidade de access points já instalados em suas respectivas Unidades e, paralelamente, apontar a quantidade ideal das antenas a ainda serem instaladas, com o objetivo de cobrir plenamente com o sinal WIFI as Unidades. “Fizemos esse levantamento em 2015, e estimamos 73 antenas como a quantidade ideal para cumprir o objetivo da proposta”, explica Luciano Joioso, chefe da Seção Técnica de Informática (ScInfor- IFSC/USP). “As antenas adquiridas tem padrão 802.11a/b/g/n/ac e suportam velocidades de conexão de até 1.3Gbps, dependendo do mobile conectado a elas”.

Luciano conta que, na primeira fase do projeto, a STI repassou ao IFSC, sem qualquer custo, 58 antenas. Até o momento, 26 já foram instaladas e distribuídas nos três prédios do Instituto (Administração, Departamentos e LEF). Ainda de acordo com Luciano, até fevereiro deste ano, todas as antenas recebidas deverão ser instaladas. “Nessa primeira fase, não será possível cobrir toda área do IFSC. Porém, na segunda fase do projeto, quando as 15 antenas restantes serão adquiridas, somadas à aquisição de mais algumas para cobrir locais do IFSC que em 2015 não existiam, todo o IFSC será coberto e, inclusive, a área II também será contemplada”, explica.

Outra vantagem que o maior número de antenas instaladas trará será a melhora na conexão com a internet. “Cada antena, em média, consegue suportar, com boa velocidade de conexão, em torno de 30 dispositivos. Isso no caso de uso comum, ou seja, acesso a sites, WhatsApp, Youtube etc.”, diz Luciano.

Além da melhora na conexão, o maior número de access points também deve trazer melhorias no chamado roaming, ou seja, no sinal WIFI, que não deverá mais ser perdido ao se caminhar de um local para o outro, já que a maioria deles estará coberto pelas antenas. “Ao se migrar de uma célula WIFI para outra, a perda de sinal era recorrente. Com maior número de antenas, será possível caminhar por grande parte do Instituto, sem que a perda de conexão ocorra”, afirma o chefe do ScInfor.

Sinais WIFI no IFSC

Lu_Joioso-_WifiAtualmente, no IFSC há dois sinais de redes sem fio disponíveis para utilização dos usuários: o WUSP-IFSC e EDUROAM. De acordo com Luciano, eles pertencem à mesma rede USP, e ambos os sinais são propagados pelos mesmos access points, não tendo vantagem de velocidade de um sobre o outro, sendo que a diferença é a maneira de se autenticar neles.

O WUSP-IFSC, que faz parte da rede “USPNet Sem Fio”, exige uma autenticação através do nome de usuário e senha, que para docentes e funcionários do IFSC são cadastrados no próprio ScInfor/IFSC, e para alunos de graduação são gerados pela USP na matrícula. Já o EDUROAM é um consórcio mundial de rede WIFI, do qual a USP faz parte, e que possibilita a conexão nessa rede em qualquer universidade do mundo, que também faça parte do consórcio. Nesse caso, a autenticação é feita através do número USP e senha única do USPdigital definida pelo usuário, e utilizada em todos os sistemas intranet da USP.

Mais informações sobre a rede WUSP-IFSC e EDUROAM podem ser obtidas no site do ScInfor.

Imagem: Um dos access points instalado na biblioteca do IFSC

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP