5 de agosto de 2016

O legado do Prof. Ernesto de Souza Campos

Quem não ouviu falar, ou ainda não conhece a Fazenda Santa Maria do Monjolinho, localizada em São Carlos?

1_chamada_de_destaque_300Formada por Theodoro Leite de Almeida Penteado (1847-1925), a propriedade tem sua origem na Sesmaria do Monjolinho, possuindo (para deleite de quem a visita) várias construções que remontam ao período cafeeiro, bem como diversas particularidades históricas, como, terreiro, tulha, maquinário destinado ao beneficiamento do café, além de uma capela e senzala que foram devidamente adaptadas para receber os imigrantes após a abolição da escravatura (1888). O casarão senhorial, construído em 1889 e projetado pelo arquiteto italiano Pietro Cassinelli, é o símbolo edificado da riqueza que o café gerou em toda esta região, principalmente a partir de 1850. Em 1904, após a grave crise financeira que assolou o país, este magnífico patrimônio foi adquirido por Cândido Souza Campos, irmão daquele que viria a ser um dos maiores vultos da cultura e educação do Brasil e do Estado de São Paulo – o Prof. Ernesto de Souza Campos (1882-1970).

foto_-2_500

Nascido em Campinas e filho do então Senador da República, Antonio de Souza Campos, Ernesto de Souza Campos foi professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e personalidade dotada de uma visão de futuro verdadeiramente notável, que deixou um legado enorme, principalmente na área da educação superior do país. No governo de Armando Salles de Oliveira, Ernesto de Souza Campos foi um dos principais idealizadores e planejadores do campo universitário do Butantã, local onde viria a ser construída a Universidade de São Paulo, algo que contribuiu, certamente, para que fosse chamado para planejar outros centros acadêmicos e hospitalares – Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ministro de Estado da Educação no governo do General Eurico Gaspar Dutra, e em virtude de suas excepcionais contribuições para o desenvolvimento do sistema universitário brasileiro, o Prof. Ernesto de Souza Campos foi agraciado com o título de Diretor e de Professor Honorário nas universidades de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná e da Pontifica Universidade Católica de São Paulo, bem como Grande Oficial da Ordem de Mérito Nacional, da Legião de Honra da França e de outras diferentes ordens nacionais e estrangeiras. Foi, ainda, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Pen Club de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras, estando sua obra científica reunida em cerca de 20 volumes e de uma centena de monografias publicadas no país e no exterior.

Cabe agora ao Dr. Décio Luiz Malta Campos, de quem o Prof. Ernesto de Souza Campos é seu tio-avô, capitanear, com sua esposa, Senhora D. Carmem Rocha Ribeiro Campos, e nora, Vera Regina Zavaglia Malta Campos, junto com os restantes membros da família, a catalogação e preservação de todo o riquíssimo espólio documental, bem como o lote de objetos da época e o conjunto arquitetônico, que complementam e enriquecem o conhecimento, algo que deixou o Pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, Prof. Marcelo Roméro, verdadeiramente extasiado, quando de sua visita ao local, ocorrida no dia 30 de julho passado.

foto_-1_500

Prof. Marcelo Roméro observa documentos

A visita do dirigente da USP foi acompanhada não só pelo pelos descendentes de Ernesto de Souza Campos, como também pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba e pelos Profs. José Marcos Alves e Carlos Goldenberg, docentes e pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), todos eles grandes entusiastas e defensores da preservação, divulgação e popularização da vida e obra do Prof. Ernesto de Souza Campos, eternizadas em solo são-carlense e umbilicalmente ligadas à história da Universidade de São Paulo.

foto3_500

Representantes da USP com Dr. Décio Luiz Malta Campos

Ainda produzindo café, milho, mandioca, cana-de-açúcar, gado leiteiro, gado de corte, granja, cavalos e carneiros, a missão da família de Ernesto de Souza Campos tem, assim, outra grande missão – talvez a maior: garantir o conhecimento através do conjunto arquitetônico e de seu espetacular acervo, abrindo a porta da história a todos quantos desejem.

foto_final_500

Da esquerda à direita, começando pela primeira fila: Carmem Rocha Ribeiro Campos, Dr. Décio Luiz Malta Campos, Vera Malta Campos, Prof. José Marcos Alves, Prof. Carlos Goldenberg, Rosane Aranda (Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP), Prof. Tito José Bonagamba, Prof. Marcelo Roméro e Carmen Martini (equipe de apoio à Fazenda)