24 de junho de 2016

O lado escuro do universo

No Colloquium diei que se realizou no dia 24 de junho, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o diretor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IFT/UNESP), Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, ministrou a palestra O lado escuro do universo.

Sabe-se que, hoje, apenas 5% do universo é ROGRIO_ROSENFELD_250composto por átomos. Em sua apresentação, o docente descreveu brevemente como grandes levantamentos de galáxias, como o projeto Dark Energy Survey, podem trazer informações referentes aos 95% restantes, chamados de energia escura e matéria escura.

O Prof. Rosenfeld é graduado e mestre em física pela USP, bem como doutor na mesma área pela Universidade de Chicago (Estados Unidos). Na década de 1990 concluiu pós-doutorados na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA – Estados Unidos), Universidade de Northeastern (Estados Unidos) e na Universidade de São Paulo.