13 de maio de 2022

O falecimento do Prof. Djalma Mirabelli Redondo

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Djalma Mirabelli Redondo, ocorrido na madrugada de hoje, dia 13 de maio de 2022.

Conforme escreve o decano do IFSC/USP, Prof. Luíz Nunes de Oliveira, “O campus de São Carlos perdeu nesta manhã um dos alicerces em que se apoiou para crescer.

O Professor Djalma Mirabelli Redondo veio para cá, em 1975, vestido com o espírito que o manteve vivo até hoje, de quem quer construir, dialogar e educar.

Sempre apaixonado pelas equações estocásticas, ele transmitiu a centenas de estudantes e a alguns de nós, seus colegas, sua visão aprofundada e abrangente da física matemática e suas aplicações.

Todos nós temos gosto pela leitura, mas o Professor Djalma nos ensinou a gostar mais dos livros. Na biblioteca, ele sempre foi visto como figura paterna, e o seu gosto por novos lançamentos \textemdash\ “Vejam que interessantes estas obras sobre a vida de Niels Bohr, sobre a física dos buracos negros, sobre a dinâmica das bicicletas…” \textemdash\ junto com o entusiasmo pela arte de guardar e disseminar o conhecimento contagiaram as bibliotecárias, enriqueceram as prateleiras e tornaram a BIFSC conhecida em toda a USP.

Chefe de Departamento, Prefeito do Campus, Conselheiro do SIBI, ele ensinou pelo exemplo que liderar é respeitar pessoas e instituições.

É de se imaginar que tais virtudes sejam frutos de sua formação em tempos difíceis. Foi um uspiano de raiz.

Bacharel em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências em Letras, ele defendeu sua tese de Doutorado em 1968, ainda no período heróico da Pós-Graduação, sob a orientação de dois docentes ilustres: Mario Schemberg e Luiz Guimarães Ferreira.

Contratado pela própria instituição-mãe da pesquisa na Universidade no início da década de 1960, transferiu-se para o IFQSC no período mais tenebroso da ditadura e desde então, mesmo depois de aposentado pelo IFSC, não parou de construir, dialogar e educar.

Quem pôde, aprendeu com ele”.

O velório do Prof. Dr. Djalma Mirabelli Redondo reraliza-se amanhã, sábado (dia 14-05-2022), a partir das 9h, no Velório Municipal e seu sepultamento será às 10h45, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

Aos familiares e amigos do Prof. Dr. Djalma Mirabelli Redondo, a Comunidade do IFSC/USP e o Campus da USP de São Carlos curvam-se em silêncio e respeito, endereçando sentidas condolências.

Descanse em paz, Mestre…