17 de setembro de 2014

O detector biológico de infravermelho mais preciso do mundo

O Prof. Dr. Roland Köberle, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), roland250apresentou a palestra O detector biológico de infravermelho mais preciso do mundo, ocorrida no último dia 17 de setembro, pelas 16h30, na sala F-210 (IFSC-USP).

Nessa apresentação, que integrou a programação do habitual Café com Física, Roland descreveu o referido detector, tendo apresentado dados experimentais e as dificuldades para propor um modelo minimamente realista. Tal como o nosso olho, que consegue detectar um só fóton, o docente desconfia que o “aparelho” pode explorar os limites da física.

O Prof. Roland possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado na mesma área pela University of Chicago, EUA, e pós-doutorado pela Princeton University, Nova Jérsei, EUA. Atualmente, é professor titular aposentado da USP e atua com ênfase em física de partículas elementares e campos.