13 de abril de 2018

“O conhecimento como motor do desenvolvimento de uma sociedade”

Ocorreu na manhã do dia 13 de abril, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), mais uma edição do programa Colloquium Diei, desta vez com a participação do Dr. Luiz Carlos Moura Miranda (INPE), que apresentou o tema O conhecimento como motor do desenvolvimento de uma sociedade.

O palestrante abordou inicialmente os principais aspectos da evolução histórica da sociedade humana, baseando-se em dados históricos da evolução dos principais indicadores socioeconômicos globais, como PIB, população, consumo de energia, urbanização, comércio internacional, entre outros, bem como de seus aspectos ambientais.

Luiz Miranda mostrou, também, que entre os séculos XVI e XVIII, a ruptura com o sistema feudal nessa fase inicial da Era Moderna foi decisiva para a aceleração da evolução da sociedade humana, tendo sido nesse período de grandes migrações na Europa – decorrentes de perseguições religiosas – que o conhecimento tecnológico experimentou grande evolução.

O palestrante analisou quantitativamente, a partir desse período, a evolução do conhecimento tecnológico e seus impactos na economia e bem-estar da sociedade.