15 de maio de 2015

Novos desafios do LHC, muito além da descoberta do Higgs

No dia 15 de maio, pelas 10h30, ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a palestra Novos desafios do LHC, muito além da descoberta do Higgs, apresentada pelo Prof. Dr. Jun Takahashi, do Instituto de Física “Gleb Wataguin”, da Universidade Estadual de Campinas (IFGW/UNICAMP). O evento inseriu-se na programação da iniciativa Colloquium diei.

O ano de 2012 entrou na JUN_TAKAHASHI_350história como um marco importante para a área de física de partículas, devido a descoberta da partícula conhecida como Bóson de Higgs, peça importante do quebra-cabeças para compreender as características fundamentais da matéria dentro do que chamamos de “Modelo Padrão”. Mas os testes do citado modelo e as possibilidades do LHC vão muito além desta importante descoberta.

Em 2015, o LHC retornou suas operações após uma pausa para manutenção e upgrade de seus sistemas e detectores. Este período também foi importante para avançar e concluir diversas análises dos dados coletados nos primeiros anos de operação e ter melhor previsão do que esperar e procurar neste início de operações. Em particular, um dos grandes desafios abordados pelo docente em sua palestra, foi o estudo do comportamento da matéria nuclear em condições extremas de temperatura e densidade.

Takahashi também explicou que esquentou o vácuo da QCD e recriou um estado da matéria em condições extremas, similares às do universo primordial logo após o Big-Bang. Este estado, conhecido como Quark-Gluon Plasma, teria graus de liberdade partônicos, portanto, permitindo um estudo direto das interações fundamentais existentes entre os elementos primordiais da matéria e da teoria que descreve estas relações.

O estudo das características do QGP e da evolução deste estado até a formação da matéria nuclear ordinária permite testar e tentar compreender as características globais de nosso universo atual. Três dos quatro experimentos do LHC medem colisões de Chumbo-Chumbo, sendo que, dentre estes, o experimento ALICE é dedicado ao estudo destas colisões. Assim, Jun Takahashi também falou sobre esse projeto que tem participação brasileira, com pesquisadores da USP e da UNICAMP, que contribuem em diversas análises de física e também ao desenvolvimento de tecnologia em instrumentação e computação. Portanto, de acordo como palestrante, o LHC é não somente um dos maiores experimentos de física já construídos, mas também um grande propulsor de novas tecnologias.

Jun Takahashi tem graduação em Física pela USP, mestrado em Física Nuclear e doutorado em Desenvolvimento de Detectores de Silício pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no IFGW/UNICAMP, onde atua com experiência na área de física, com ênfase em Física Nuclear de Altas Energias das Partículas Elementares e Campos, Quark Gluon Plasma, experimento STAR do acelerador RHIC, experimento ALICE, e física de estranheza.